Tipos de colchões: conheça as diferenças e saiba como escolher
Ter uma boa noite de sono é fundamental para manter a saúde e a disposição do corpo e da mente. Mas para que o seu descanso seja pleno, é necessário um colchão adequado para o seu tipo físico. Diante dos diversos tipos de colchões, você sabe escolher o ideal?
Pensando nisso, separamos para você algumas dicas de como escolher o melhor colchão, segundo as características de cada modelo. Vamos lá?
Tipos de colchões por tamanho
Recomendamos que, antes de comprar um colchão, você verifique o espaço disponível e considere a circulação no ambiente. Isso porque, é preciso transitar no quarto sem ter que esbarrar nos móveis ou pular por cima da cama.
Sendo assim, deixe um espaço de, pelo menos, 60 cm entre a cama e os móveis. Essa medida é interessante pois otimiza o espaço, principalmente se seus móveis tiverem portas de abrir em vez de portas de correr.
Conferido o espaço disponível, escolha um colchão com o tamanho que comporte o seu conforto. As principais medidas são:
- 0,88 x 1,88 m para colchão de solteiro;
- 1,00 x 2,00 m para colchão solteiro king;
- 1,38 x 1,88 m para colchão de casal;
- 1,58 x 1,98 m para o tamanho queen size;
- 1,80 x 2,00 m para king size;
- 1,93 x 2,03 m para king size.
Colchão de mola ou de espuma, qual escolher?
Essa questão só pode ser respondida conforme a sua preferência. O colchão de molas costuma ser mais macio que o colchão de espumas, já o colchão de espuma oferece um suporte mais firme.
Para facilitar a sua decisão, temos algumas dicas:
- se você prefere mais firmeza, opte por um colchão de espumas ou, no máximo, um colchão de molas ensacadas com camadas de espumas D45;
- se você busca por conforto e maciez, opte pelo colchão de molas, pois ele cumpre melhor essa finalidade;
- quanto à vida útil, o colchão de molas é mais duradouro, o que acaba refletindo no seu preço, que é mais elevado.
Então, agora que você sabe as principais características dos colchões de mola e de espuma, veja as variações desses modelos:
- Molas Bonnel: são molas com formato de ampulheta. Chamadas bicônicas, pois geram dois cones opostos em seu corpo metálico, contribuindo, assim, para uma maior elasticidade e mais conforto;
- Molas Ensacadas ou Pocket: são molas que não têm atrito entre si, oferecendo ausência completa de ruídos. Elas agem em conjunto com a espuma e garantem maior firmeza e conforto ao colchão. Como são independentes, uma pessoa não sente quando outra se mexe na cama.
Principais tipos de colchões de espuma
Espuma Viscoelástica
Criada a partir de pesquisas da NASA, é uma espuma que se adapta facilmente ao corpo. É perfeita para acomodar os pontos de tensão e propiciar um bom conforto.
Látex
Essa espuma tem ótima elasticidade, é indeformável e adaptável à forma do corpo. Além disso, é composta por furos que contribuem para a circulação interna de ar, auxiliando na manutenção de uma temperatura agradável e combatendo o desconforto das noites quentes.
Soft
Essa espuma é desenvolvida para ser muito macia e ter uma leve resistência à compressão e alto alongamento.
Fibra de bambu
Além de sustentável, esse tecido é capaz de absorver até quatro vezes mais umidade do que outros materiais. Tudo isso sem retenção, evitando que o corpo fique suado. A fibra de bambu, também possui propriedades antialérgicas. É um dos modelos mais indicados para pessoas que sofrem com problemas respiratórios.
Qual é a densidade ideal?
Cada densidade de espuma é indicada para um tipo de pessoa. Por isso, a seguir, veja as diferentes densidades e as suas compatibilidades:
Melhore o seu descanso!
Agora que você conheceu os diferentes tipos de colchões, esperamos ter te ajudado a escolher o modelo perfeito. Vale lembrar que uma experimentação é sempre bem-vinda.
Por tudo isso, faça uma ótima escolha e tenha uma noite de sono confortável. Até a próxima!
Acesse o site da Delar e descubra o colchão ideal para você!
Saiba também: Móveis para quarto de casal: confira as nossas recomendações!