Como deixar o roupeiro organizado e funcional?
Todo mundo deseja manter o roupeiro organizado e funcional, no entanto, algumas pessoas podem ter dificuldades para fazer isso. Desse modo, faz-se necessário contar com dicas que são capazes de otimizar o aproveitamento do móvel.
Pensando nisso, selecionamos algumas das principais dicas para manter o seu roupeiro organizado constantemente. Conheça-as agora mesmo e aumente a produtividade do seu móvel.
Especifique o destino de cada peça
Uma das primeiras coisas a se fazer é estabelecer um destino para cada coisa, ou seja, definir onde cada peça deverá ser guardada, por exemplo, deixar uma gaveta somente para calças, outra para shots, um espaço para edredons etc.
Isso evita que você perca tempo procurando uma peça. Ainda, possibilita o melhor aproveitamento do espaço interno do roupeiro. Ao mesmo passo, também simplifica o reposicionamento de cada coisa em seu devido lugar.
Utilize organizadores e identificadores
Ainda que você tire um dia para definir um local para armazenar cada coisa, é comum haver confusões. Isso porque, como se trata de uma mudança recente, esquecer o local destinado acontece com frequência.
Surgindo como uma solução para essa situação, os organizadores e etiquetas são extremamente úteis para facilitar a sua vida. Sendo assim, utilize as etiquetas em gavetas e divisórias do seu roupeiro.
Já os organizadores e caixas, sejam eles de acrílico, de palha ou de madeira, são os melhores amigos de um roupeiro organizado. Por fim, você pode usar divisórias nas gavetas para que elas também fiquem mais padronizadas e intuitivas.
Organize os cabides
Não é raro encontrar diferentes tipos de cabides dentro de um mesmo roupeiro. Alguns são mais coloridos, já outros nem tanto, fora os diversos formatos ou tamanhos. Isso, por sua vez, contribui para que a visualização de cada peça seja menos dinâmica.
Em outras palavras, fica ainda mais difícil localizar algum item em meio a tantos cabides diferentes. Nesse sentido, padronizá-los não apenas melhora a identificação de cada item, como também auxilia no encaixe no varão. Por isso, dê preferência aos cabides iguais em formato e tonalidades.
Entenda que no caso de ternos, casacos e roupas de festa, dê oportunidade para a utilização de cabides específicos. Afinal, a prioridade é a conservação dos tecidos.
Arrume as roupas em ordem cromática
Quando se trata de praticidade, arrumar as roupas por cores é uma das melhores alternativas para manter um roupeiro organizado. Até porque, assim, rapidamente, você poderá encontrar a peça que procura.
Outra vantagem é a eficiência na hora de montar uma combinação de looks. Uma vez que, apenas observando a paleta de cores das roupas, já é possível ter uma boa noção se um conjunto fará ou não sentido.
Faça a manutenção
Por fim, não adianta nada estabelecer uma ordem se ela não é respeitada nos dias seguintes. Para ter um roupeiro organizado é indispensável que a reposição de peças ocorra no local predeterminado. Então, faça a manutenção corretamente.
Outro ponto importante é verificar se no seu roupeiro há peças que você não tem mais interesse. Isso porque, existe a oportunidade de doação. Logo, se elas estiverem bem preservadas, você pode destiná-las para quem realmente adoraria vesti-las.
Acompanhe também o Instagram e o Facebook da Delar Móveis para mais informações sobre os nossos produtos!
Esperamos ter ajudado você a fazer ótimas organizações em seu roupeiro. Até mais!
Leia mais em: 5 dicas de como escolher o guarda-roupas ideal