Como montar uma sala de jantar pequena?
Se você quer aprender a montar uma sala de jantar pequena de forma simples e rápida, nós temos a solução.
Neste post, você verá como preparar o ambiente e fazer as escolhas certas para deixar a sua sala incrível. Vamos lá?
Tire as medidas
Essa parece até uma dica boba, mas pode evitar muita dor de cabeça, principalmente em uma sala de jantar pequena.
Muitas pessoas até acabam tendo que devolver o móvel para a loja, devido a sua incompatibilidade com o ambiente. Então, se você não quer ter problemas para posicionar um móvel na sua sala, meça cada espaço.
Nesse sentido, é interessante que você faça a medição:
- da largura das paredes;
- do piso ao teto;
- da distância das tomadas;
- do posicionamento de janelas;
- da largura da porta (para entrada dos móveis);
- da largura do elevador ou escada, caso tenha que subir com o móvel;
- de tudo que possa lhe ser útil posteriormente.
Após tirar essas medidas, guarde-as para o próximo passo.
Dimensione os móveis no espaço
Com todos os dados do ambiente em mãos, é hora de planejar a disposição dos móveis. Essa é uma etapa fundamental, pois uma sala de jantar pequena necessita de atenção para otimizar o espaço.
Realizar esse planejamento pode facilitar na escolha dos móveis, além de garantir o conforto do ambiente. Uma vez que um cômodo bem dimensionado e com um bom espaço para a circulação produz uma sensação de maior conforto.
Do mesmo modo, valorize os móveis principais desse ambiente. Afinal, uma linda mesa, com um jogo de cadeiras, merece o devido destaque. Então, sempre que possível, centralize os móveis principais no ambiente.
Pense: tapete, usar ou não?
Essa pergunta é muito recorrente na hora de montar uma sala de jantar. Isso porque, esse item pode causar um confronto entre o conforto e a higienização do ambiente.
Como sabemos, é muito confortável pisar em um tapete. Todavia, também estamos cientes que ele pode acumular poeira e até os imperceptíveis restos de comida que caem durante as refeições.
A questão, nesse sentido, é saber se é ou não viável ter um tapete em uma sala de jantar pequena. O que podemos dizer a respeito é que isso depende de alguns fatores, como:
- a frequência em que você se dispõe a fazer a higienização;
- se ele pode ou não se tornar um obstáculo para a circulação de pessoas no ambiente.
Ao se atentar para cada uma dessas observações, você verá que é possível, sim, ter um tapete em uma sala de jantar pequena. Contudo, isso só dependerá de você.
Escolha as cores do ambiente
A sala de jantar é um local onde reunimos a família e os amigos. Desse modo, nada mais adequado que investir em cores alegres. Todavia, isso não significa que o ambiente precisa ficar saturado demais.
Para combinar as cores da parede com a dos móveis, basta seguir a combinação por semelhança ou por contraste. Veja a dica, a seguir.
Combinação por semelhança:
- Pintura clara, móveis claros;
- Pintura escura, móveis escuros.
Combinação por contraste:
- Pintura clara, móveis escuros;
- Pintura escura, móveis claros.
Outra dica para uma sala de jantar pequena é utilizar cores neutras para dar um realce às mais quentes. Isso pode ser feito com uma pintura neutra, valorizando os itens de decoração.
Itens de decoração interessantes para uma sala de jantar pequena
Na decoração da sala de jantar, é interessante utilizar alguns quadros coloridos. Os modelos e designs podem ser escolhidos de acordo com o seu gosto pessoal. Entre algumas tendências, podemos destacar os seguintes estilos:
- Vintage;
- Industrial;
- Pop Art;
- Minimalista.
A disposição desses quadros dependerá do tamanho de cada um. Em se tratando de quadros pequenos, é possível montar um mosaico com diferentes quadros e molduras, dando um ar contemporâneo. Mas se for um quadro grande, talvez, somente ele seja o suficiente.
Outro item muito atual e que sempre está na moda é a fruteira. Assim como os relógios de parede, que têm diversos estilos no mercado.
Apenas tenha cautela para não encher o ambiente, pois pode trazer poluição visual, o que interfere no conforto e bem-estar. O minimalismo, porém, para uma sala de jantar pequena, é sempre bem-vindo.
Faça um bom layout de iluminação
Esse layout trata de toda a disposição das lâmpadas, cores e intensidade de luz. Mas para cada ambiente é necessário um layout diferente. No caso de uma sala de jantar pequena, é recomendado voltar a iluminação para a mesa. Assim, o móvel principal terá o realce necessário.
Vale lembrar que, dependendo da luminária ou do lustre, um deles também pode ser um item de decoração para dar um charme a mais no ambiente.
Tenha uma incrível sala de jantar pequena!
Agora que você conferiu as nossas dicas de como montar uma sala de jantar pequena, esperamos ter ajudado a sua ficar incrível. Lembre-se que um ambiente decorado com carinho, é sempre o mais agradável.
Acesse nosso site e encontre a sala de jantar que mais combina com o seu lar!
Até o próximo artigo!