Cães e gatos: dicas de cuidados com os seus móveis
Cães e gatos são pets que fazem toda a diferença em uma casa. Isso porque, eles são capazes de alegrar todo o ambiente, além de serem carinhosos com seus tutores.
No entanto, é fundamental tomar alguns cuidados para que eles não prejudiquem os móveis. Afinal, sem as devidas precauções, eles podem roer ou arranhar e, assim, estragar os objetos da casa.
Se você ama cães e gatos, mas tem medo deles estragarem os seus móveis, neste post, veja 3 dicas que podem ajudar. Confira!
Por que cães e gatos podem roer ou arranhar os móveis e outros objetos?
Antes de explicarmos como evitar que o seu pet estrague os móveis, é necessário entender quais são as motivações dele.
Tenha em mente que morder é um ato comum para cães e gatos, por exemplo, em brincadeiras, para se defender ou se alimentar. Justamente por isso, roer os móveis ou outros itens da sua casa não parece ser uma ideia ruim para eles, principalmente, analisando os motivos por trás disso.
Entre os principais motivos, destacamos:
- desenvolvimento da dentição;
- tédio e excesso de energia acumulada;
- ansiedade;
- curiosidade (principalmente os filhotes);
- estresse.
Diante dessas motivações, é possível trabalhar cada uma delas individualmente, conforme as características do seu pet. Então, vamos às dicas.
1. Dê outras opções e ensine o comportamento correto
Uma das primeiras dicas, para evitar que seu pet destrua seus móveis e outros itens, é dar opções mais interessantes.
No mercado pet, há diversos brinquedos para cães e gatos se distraírem até o retorno do tutor. Desse modo, dê preferência aos brinquedos mastigáveis e de arranhar, pois eles são ótimos para diminuir o estresse. Além disso, auxiliam no desenvolvimento da dentição dos filhotes.
Mas isso não quer dizer que você não vai precisar chamar a atenção do seu pet para induzi-lo ao comportamento adequado. Portanto, caso o pegue em flagrante, rapidamente, chame sua atenção e substitua o item por um brinquedo.
2. Exercite o seu pet diariamente
A segunda dica é fazer o seu pet se exercitar, pois o tédio induz a esses tipos de desvios comportamentais.
Para os cães, o recomendado é um passeio de 30 a 40 minutos por dia. Já para os gatos, criar obstáculos em casa é uma ótima alternativa. O importante é evitar o tédio, pois negligenciá-lo pode manter ou até aumentar a destruição dos móveis e itens pessoais.
3. Dê atenção e carinho
Um dos fatores que pode estimular cães e gatos a prejudicarem os móveis é o fato de quererem chamar a atenção dos tutores. Isso porque, como você pode reagir a essa ação, ele contará com isso quando se sentir sozinho e carente.
Ter um pet exige muito mais do que dar alimento e levar ao veterinário, é necessário demonstrar carinho e receber esse carinho. Então, cuide bem do seu animalzinho para que tanto ele quanto você e seus móveis fiquem bem.
Acompanhe também o Instagram e o Facebook da Delar Móveis para mais informações sobre os nossos produtos!
Esperamos ter ajudado. Até a próxima!
Veja ainda: Descubra 5 benefícios de ter plantas dentro de casa.