3 dicas sobre salas de jantar para sua casa
Sendo um dos ambientes mais sociáveis de uma casa, as salas de jantar devem ser a tradução de acolhimento. Afinal, trata-se do local onde a família e os amigos se reúnem para compartilhar as suas refeições e boas conversas.
Desse modo, é preciso se atentar a alguns detalhes para deixar esse cômodo agradável. Primeiro, é indispensável cuidar da escolha dos móveis, iluminação e da harmonia do ambiente com o restante da casa.
Sabendo disso, separamos 3 dicas de salas de jantar para que a sua fique perfeita para esses momentos. Conheça cada uma delas, a seguir, assim como as nossas sugestões de conjuntos de mesas com cadeira.
-
Escolha uma mesa compatível com seu cômodo
Um dos erros mais comuns na montagem das salas de jantar é não escolher uma mesa incompatível com o espaço. No entanto, isso não é apenas referente ao tamanho da mesa, mas também ao seu formato.
Basicamente, há três tipos de mesas de jantar: quadradas, retangulares e redondas. Esses formatos possibilitam explorar a sua sala de jantar de uma forma única. Isso porque, o formato da mesa refletirá na circulação, disposição dos móveis e na iluminação do local.
As mesas de jantar redondas, por exemplo, são perfeitas para ficarem centralizadas na sua sala de jantar. Como não têm quinas, elas otimizam a circulação e possibilitam uma ótima conversa.
Já as mesas retangulares, que são geralmente maiores, podem servir para dividir ambientes conjugados. Aproveitando, assim, o espaço disponível entre a sala de estar e a cozinha. Um bom exemplo é o conjunto com 6 cadeiras e este conjunto.
As mesas quadradas, por sua vez, podem exigir um espaço maior dependendo do seu tamanho. Como elas têm quinas, é preciso manter um bom equilíbrio nessa proporção. Elas também são ótimas para conversas olho no olho.
O conjunto 04 cadeiras reflete bem essas características e ainda mantém um bom espaço de circulação devido ao seu tamanho. Também há a opção do conjunto luxo, para quem prefere um conjunto com um acabamento mais elegante e espaçoso
Sabendo disso, meça o espaço que deseja posicionar a sua mesa para fazer a melhor escolha.
-
Uma boa iluminação valoriza todos os tipos as salas de jantar
Um dos melhores locais da casa para compor um belo conjunto de iluminação é a sala de jantar. Isso porque, esse é um local convidativo para diferentes tipos de iluminação.
Portas e janelas, por exemplo, podem ser responsáveis pela iluminação natural. Já as arandelas, spots e os lustres são perfeitos para valorizar os detalhes e a mesa.
No caso dos lustres sobre a mesa, pense na sua proporção para a mesa de jantar. Assim, quanto maior a mesa, maior o tamanho ou a quantidade de lustres e vice-versa.
Outra dica é misturar as tonalidades das luzes para traçar um equilíbrio. As luzes amareladas geram mais aconchego, enquanto as luzes brancas são ótimas para melhorar a concentração.
Caso queira iluminar ainda mais o ambiente, atente-se aos reflexos. Uma solução é optar por mesas de tons claros ou transparentes, assim como utilizar espelhos e cristaleiras.
-
Mantenha o mesmo tom
As salas de jantar dependem de seguir uma linha de tom para se manterem equilibradas. Em outras palavras, é recomendado utilizar a mesma paleta de cores em todos os móveis.
Se a sua mesa é amadeirada com detalhes em branco, por exemplo, trabalhe o branco e amadeirado nos outros móveis também. Isso ajuda na harmonização, além de dar uma sensação de integração, principalmente em cozinhas conjugadas.
Esperamos que a sua sala de jantar fique incrível. Por fim, lembramos que, para achar o móvel certo, basta contar com a Delar Móveis mais próxima de você. Para encontrar, é simples, digite o seu CEP nessa ferramenta, descubra o endereço e o contato da unidade mais perto do seu lar. Até mais!